quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mais membros da família...

Cá em casa não existem somente humanos, plantas, canídeos e felinos... somos uma família diversificada; composta também por roedores, aves, repteis e peixes :)

Hoje apresento-vos um dos roedores: o porquinho da índia.

Foi adquirido numa loja de animais, como muitas que por aí vemos mas vinha mal tratado, com dentadas pelo corpo e aparentemente alguma carência alimentar :(

Actualmente está como se vê na foto ;)

Os porquinhos da Índia têm vindo a ser promovidos cada vez mais como animais de estimação; hoje em dia há associações somente dedicadas aos mesmos, criadores que apuram linhagens de raças, e fãs de porquinhos espalhados por todo o mundo.

Não têm grande exigência nos cuidados mas requerem atenção, alimentação adequada, higiene e carinho.
Sumariamente destacam-se algumas regras básicas:

- Oferecer regularmente fruta fresca (maçã, pêra, melância, kiwi, morangos, uvas entre outras) e legumes ( Couve, cenoura, bróculos, pepino, corgette, pimento, tomate, salsa, nabo, entre outros), ração própria, feno sempre disponível e água limpa. A oferta de legumes e fruta é fundamental uma vez que os porquinhos sofrem de carência de Vit C.

-Os porquinhos são animais sociáveis, pelo que é benéfico ter 2 juntos, devendo ser do mesmo sexo, evitando assim ninhadas recorrentes e indesejáveis.

- Necessitam de uma gaiola relativamente espaçosa para poderem exercitar, o ideal seria cerca de 80x60 ou mais.
 A higiene é fundamental para evitar doenças, parasitas ou odores indesejáveis, devendo mudar-se a gaiola com regularidade.
Deve colocar-se no fundo um material absorvente e suave como por exemplo aparas de madeira para não fazer lesões nas patas dos porquinhos.

- Sempre que necessário ter á mão o contacto de um veterinário especialista em exóticos, é fundamental para qualquer eventualidade.

Ficaram rendidos? Se quiserem adquirir/adoptar um porquinho da índia é só dizer.
Em breve, quem sabe, construo um tópico sobre adopções :)


7 comentários:

  1. Eles são tão queridos. Por mim eu tinha todo o tipo de animais em casa, mas já para sustentar os que aqui são abandonados é complicado!

    ResponderEliminar
  2. Pois é Miscelânia, e o pior é que aparentemente os abandonos têm tendência a aumentar. Por aqui também foram ficando alguns antes rejeitados por outros donos :(

    ResponderEliminar
  3. Mas que bichinho mais ternurento...

    ResponderEliminar
  4. ohhhh bem fofinho.... mas acho que não tinha coragem de pegar nesse... kkkkkk.

    Eu por cá, seres vivos, meus passarinhos assanhados (a mãe está no ninho outra vez!!) e minha horta ( que definhou durante as minhas férias e agora merece minha devida atenção!

    Vou acompanhando este de loooonge :))

    Beijinhos
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hihihi assanhados mesmo!!! :)
      Acompanha este Sónia, é meigo. Em breve mostro mais dos meus bixinhos ***

      Eliminar